terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Volta ás Aulas : 11 dicas mega básicas e super importantes :)


As minhas aulas só recomeçam no dia 18 de fevereiro (uhul ! \o/), mas sei que tem muita gente que retorna à escola ou à faculdade já na semana que vem. Como eu sempre me empolguei com a volta às aulas na época do colégio, decidi tornar o assunto uma tag fixa do blog .



1. Reacostume-se a acordar cedo
 Nas férias, tendemos a dormir mais tarde e, consequentemente, a acordar tarde também. Por isso mesmo, acordar nas primeiras semanas de aula é um suplício. Para evitar isso, procure ir acordando gradativamente mais cedo nos últimos dias de férias, até chegar no horário ideal.

 2. Organize e compre seu material com antecedência
 Mesmo que, às vezes, tenhamos que esperar as aulas começarem para saber o que comprar, algumas coisas são essenciais e podem ser providenciadas com antecedência. O quanto antes, verifique seu material do ano anterior:
  • Se usar mochila e/ou fichário e/ou estojo, confira o estado deles, veja o que precisa ser lavado, consertado, reformado ou trocado e o faça o quanto antes.
  • Teste suas canetas e marca-textos, guarde o que ainda pode ser usado e liste o que deve ser comprado. Não jogue fora algo que ainda funcione! Se enjoou, passe adiante ou reforme. Um papel contact pode dar uma cara nova a uma caneta sem graça.
  • Aponte seus lápis e coloque ponta nas lapiseiras. Verifique se é preciso comprar alguma dessas coisas e, se for, anote na lista de compras.
  • Lave sua borracha. Se for preciso comprar, anote na lista.
  • Confira os demais materiais. Tudo o que precisa ser comprado deve ser anotado.
  • Caso você use fichário, verifique se tem folhas o suficiente e se as divisórias podem ser reaproveitadas. Anote o que precisa ser comprado.
3. Organize o material do ano anterior
 Se você ainda não o fez, aproveite o final das férias ou o começo das aulas, enquanto sua rotina ainda está tranquila. O ideal mesmo é organizar o material ao fim do ano/semestre/período. Não acumule papéis desnecessários, jogue fora aquilo que não tem mais utilidade. Se houver folhas com verso ou pedaços em branco, reaproveite para anotações. O que valer a pena guardar, você pode arquivar em uma pasta ou caixa. Livros que não lhe serão mais úteis podem ser doados ou vendidos.
    4. Economize
     Material escolar em janeiro e fevereiro é muito caro, isso é um fato. Mas sempre podemos economizar.
    • Compre apenas o necessário a princípio. A partir de abril, os preços caem.
    • Pesquise preços porque sempre há muita diferença de uma loja para outra.
    • Evite trocar sempre de mochila e estojo. Se estiverem em bom estado, continue usando-os. Se tiver algum tipo de rasgo ou defeito, confira se não é possível consertá-lo.
    • Aproveite retalhos de papel e versos de folha em branco para anotações e pequenos recados.
    • Se você usa caderno, é provável que ao fim do ano/semestre/período, ele ainda tenha folhas em branco. Recupere-as. Você pode retirar o espiral, arquivar as folhas escritas importantes, jogar fora aquilo que é inútil e separar as folhas em branco para uso. Se você juntar muitas folhas, pode até colocar um espiral novo, ou mandar encadernar, e fazer um novo caderno.
    • Compre em atacado. Algumas lojas, como a Kalunga, vendem caixas com grandes quantidades de canetas, borrachas, lápis, etc. Você pode estocar ou mesmo comprar com outras pessoas, dividindo o preço e o conteúdo.
    • Se você usa usa lapiseira e suas pontas duram pouco porque quebram toda hora, procure trocá-la por uma de diâmetro maior. Por exemplo, se você usa 0.5mm, experimente uma 0.7mm.
    5. Use uma agenda
     Ela é fundamental para se manter organizado. Mas, para isso, você tem que se dispor a usá-la diariamente. Existem vários tipos de agenda no mercado e várias formas de se organizar, você deve ir tentando até achar o que funciona melhor para você. 

    6. Use marcadores de página adesivos / flags
     Desses transparentes, com uma colinha fraquinha tipo de post-it, que te permite colar e retirar quando quiser, sem danificar o papel. Em inglês, são chamadas de flags. São tipo esses aqui, à venda na Kalunga. Eles são ótimos para marcar páginas importantes nos livros, sem danificá-los.

    7. Matéria dada é matéria estudada
     Meu professor de ciências da 5ª série - que veio a ser professor de química e biologia mais tarde e me acompanhou durante sete anos no colégio - disse isso no primeiro dia de aula que me deu na vida. Nunca mais esqueci. É um fato: se você tiver disciplina e estudar todos os dias o que foi ensinado na aula, absorverá o conteúdo com maior facilidade e não precisará se matar de estudar na véspera das provas. Eu sei que é difícil, eu mesma não consigo. Mas tente. Se não conseguir, procure, pelo menos, estudar com antecedência e evitar a correria e o desespero da véspera.

    8. Faça trabalhos, relatórios e tarefas com antecedência
     Tem gente que trabalha bem sob pressão, mas acredito que a maioria não. Se organize para fazer seus trabalhos, relatórios e tarefas para casa com antecedência. Assim, você terá mais tempo para fazê-lo, se estressará menos e o resultado final será melhor do que um trabalho feito às pressas.

    9. Arrume seu cantinho de estudos
     Nada melhor que ter um cantinho para estudar. Faça dele o lugar mais confortável possível. Dê preferência para lugares bem iluminados e bem ventilados, como próximo à janela. Se você estuda muito à noite, considere comprar uma luminária. Tenha uma boa cadeira e uma mesa ou escrivaninha na altura certa. Não encha o tampo de bagunça, deixe o mais clean possível, com mais espaço para você distribuir os livros e cadernos na hora de estudar. Vale também decorar com alguma coisa que te agrade, que te faça feliz: um quadro bonito, um mural de fotos - que você pode aproveitar para colocar lembretes -, um vaso, um enfeite, qualquer coisa.

    10 Prepare-se na noite anterior
     Tudo o que puder ser feito na noite anterior, deve ser feito para deixar a manhã tranquila. Verifique os compromissos para o dia seguinte, separe a roupa que vai usar e arrume sua mochila. Assim, você não terá que se preocupar com essas coisas na manhã seguinte e pode até dormir um pouquinho mais.

    11. Use roupas confortáveis e maneire na "patricisse"
     Não adianta ir todo "emperiquitado" (como diz minha mãe) para o colégio ou a faculdade. Vista-se da forma mais confortável possível: roupas leves e fresquinhas no verão, roupas quentinhas e aconchegantes no inverno. E meninas, peloamordedeus, não usem salto! Não há nada mais desconfortável e inadequado para estudar. Também maneirem na "patricisse". Não é legal e não é o momento. Colégio/faculdade não é concurso de beleza. O mesmo vale para a maquiagem: leve, levíssima, quase nada (ou nada).

    0 comentários:

    A Blogueira

    Minha foto
    Blog dedicado a mais pura e exata das ciências: a matemática! Com vídeos e exercícios resolvidos, estamos aqui para ajudar a solucionar suas dúvidas em determinados assuntos que estão sendo trabalhados na nossa quarta unidade. unidade. Criado pelas alunas Andressa Souza, Lorena Sousa, Juliene Fróes, Raíssa Neris e Sarah Maria.

    Search

    Translate/Tradutor